Correio Popular Notícia



ECÔNOMIA
Prefeitos definem estratégias para fortalecer municípios

Data da notícia: 2015-03-13 10:34:44
Foto:

(Da Redação) Cerca de 40 dos 52 prefeitos de Rondônia discutiram e deliberaram sobre implementação de melhorias às prefeituras em encontro da agenda oficial da Associação Rondoniense de Municípios ? Arom. Para a assembleia, a entidade reuniu representantes do Governo e da Assembleia Legislativa do Estado. Além dos assuntos internos, os gestores tiveram informes sobre os avanços do Pacto Municipalista com o Executivo Estadual. O evento ocorreu na última quarta-feira (11), em Porto Velho.
Ante a inúmeros quesitos de morosidade constados na gestão de convênios e demais moldes de transferência de recursos para prestação de serviços públicos, os prefeitos buscam novas políticas de governança, estabelecidas entre o Governo estadual e as prefeituras. Os itens foram postos em discussão entre prefeitos e autoridades estaduais pelo presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd.
O evento marcou pelas declarações municipalistas das autoridades. Representantes como o secretário de estado de saúde, Willames Pimentel, de finanças, Caerd, Detran e da Casa Civil, Vitorino Cherque, falaram aos gestores. Representando a Assembleia Legislativa, participou o deputado Laerte Gomes (PEN), acompanhado pelo colega parlamentar Só na Bença (PMDB). O governador Confúcio Mora foi representado pelo seu vice, Daniela Pereira.
A Assembleia Geral deste ano serviu para os gestores de municípios debaterem acerca de diversos itens voltados às melhorias do municipalismo. Entre os assuntos pautados, os prefeitos dirimiram pontos como: as decisões e encaminhamentos sobre a Carta Compromisso, pactuada com o governo estadual; proposta de criação da Escola de Gestão da AROM e Portal LegislaWeb; prestação de contas 2014; Marcha a Brasília; e definição da pauta a ser discutida com a Bancada Federal.

Vice-governador
O vice-governador Daniel Pereira em seu discurso agradeceu o apoio e contribuição que vem sendo dado ao governo durante esses primeiros meses de mandato.
Para o deputado Só na Bença ?os municípios vem sofrendo o reflexo da crise econômica registrada no Brasil, por isso os prefeitos e governo devem estar unidos para mostrarem força, principalmente para obter melhorias às pequenas cidades do estado?.
O presidente da Arom, Mario Alves da Costa, cobrou também, o compromisso firmado pelo governador Confúcio Moura (PMDB), em outubro do ano passado, em um pacto assinado pelos prefeitos com diversas ações que terão que ser executadas em várias áreas, como saúde, infraestrutura, educação, lazer e repasses aos municípios.
Alguns desses assuntos dizem respeito à atuação direta do Governo do Estado e, por conta disso, será importante discuti-los, e que seu gabinete estará sempre aberto aos prefeitos. Com informações de Willian Luiz/Arom ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1196 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.